Os 13 Porquês – Jay Asher

Por Thayane Ferreira

Os 13 porquês, livro do escritor Jay Asher, foi publicado em 2007 e tive a sorte de encontrar essa pérola em 2012 na biblioteca da escola escondido em meio aos vários livros sobre princesas. A primeira vista até parece ter sido escrito por Agatha Christie, cheio de mistérios e pontos chaves surpreendentes. 

O livro me faz lembrar um pouco do filme ‘’A Girl Like Her’’ dirigido por Amy S. Weber, só que com mais suspense e surpresas. Jay Asher conseguiu captar emoções como medo, arrependimento e culpa e mesclá-los em um só livro, mesmo que sejamos telespectadores, passamos a ser também o próprio personagem,a garganta chega a ficar seca como se fossemos os responsáveis por tudo que aconteceu,ficamos presos parágrafo após parágrafo tentando entender o que deu início a toda essa melancolia. 

A história é narrada através dos olhos de Clay, um rapaz que tinha um dia-a-dia comum e vê todas as suas ações questionadas após receber um pacote com fitas gravadas por Hannah Baker, que havia cometido suicídio dias antes, porém, não foi apenas Clay que recebeu fitas com estranhas revelações, Hannah às enviou a todos que tiveram relação direta com sua decisão de suicídio narrando os porquês de sua escolha, agora, porque Clay foi o que mais ficou comovido, é algo que você terá que descobrir lendo o livro (Sorry, sem spoilers hoje)

Os 13 porquês não é só mais uma história sobre uma menina com problemas, É A HISTÓRIA! Não se trata de um livro para campanhas de conscientização, se trata de ação e reação, cansaço mental e a difícil decisão de optar por uma escolha só de ida, é conseguir sentir através de páginas a maneira com que tudo em volta continua seguindo enquanto dentro de alguém está se formando um furacão pronto para eclodir, a história não é sobre drama ou fraqueza da Hannah e sim sobre ter sido forte de mais por muito tempo. Minha sugestão é que corra para lê-lo assim que terminar essa review. 

Uma adaptação para o cinema já está sendo feita e ao que tudo indica terá sua estreia ainda neste ano (2017), com Selena Gomez como protagonista, peço desculpa aos fãs da Selena, mas me questiono um pouco sobre essa escolha para protagonizar o filme, mas este é um assunto para outra review. Espero que os produtores sigam fielmente a narrativa do livro e que os atores consigam transmitir a mesma emoção que as páginas me transmitiram. A história com certeza é 10. O que eu sei é que, sendo no livro ou no filme, Clay nunca mais verá as pessoas e as situações à sua volta como antes e você também não será mais o mesmo após ler ‘’Os 13 porquês’’. 

Posts anteriores
Próximos posts

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *